Caminho de Santiago de Compostela 800Km a pé ! 1a etapa.

                                   Olá pessoal!


Meus companheiros rumo a liberdade financeira, estou saindo completamente do contexto do blog, mas como vocês sabem eu adoro a natureza e também de ter challenge pessoal, por isso eu vou relatar um pouco da minha viagem.
O caminho de Santiago de Compostela é um dos principais caminho de peregrinação do mundo, ele é percorrido por milhares de pessoas a cada ano que veem do mundo inteiro.
O caminho faz parte do patrimônio da Humanidade.
Cada um tem o seu motivo para percorrer o caminho, a maioria das pessoas são por motivo religioso em busca de uma vida espiritual plena, outras culturais, aproveitar as riquezas da região do norte da Espanha, tanto cultural, monumental e gastronômica e tem aqueles que buscam o desafio de testar os seus próprios limites físicos.
O caminho francês é o mais conhecido são 800km que começa em Saint-Jean-Pied-de-Port na França e chega até a Catedral de Santiago na Espanha.
Nao interessa o motivo pela qual a pessoa decidiu de percorrer o caminho, esse caminho é uma viagem interior muita intensa, você descobre coisas sobre você mesmo que tu próprio ignorava, é um momento de comtemplação e agradecimento.
Você se encontra consigo mesmo.
Nessa minha viagem eu simplesmente amei a pessoa com quem eu estava e que sempre fez parte do meu ser, eu tive mais tempo para analisar profundamente minha personalidade, entender as minhas qualidades e o mais importante aceitar os meus defeitos.
Eu já me conhecia antes de fazer essa viagem interior mas muitas coisas ficaram claras para mim, a principal delas é que eu sou uma pessoa solitária, eu tenho gosto de estar comigo mesmo, eu não me sinto sozinho, eu tenho várias pessoas ao meu redor, mas eu prefiro estar só. E sendo uma pessoa solitária uma coisa que é muito importante para mim é o tempo, e eu sei aproveitar esse tempo para fazer coisas que eu gosto, estar conectado comigo mesmo e raciocinar melhor e ter mais criatividade é assim que eu me sinto realizado.

 O caminho francês:

O itinerário começa na pequena localidade do país Basco francês Saint-jean-Pied-de port e passa em Roncesvalles  pequena aldeia dos Pirinéus Navarros é o caminho mais conhecido é movimentado de todos os caminhos de Santiago.
O itinerário tem 33 etapas, normalmente as pessoas levam cerca de 30 a 40 dias para percorrer todo o caminho, mas claro depende muito do ritmo e da forma física de cada pessoa, e eu que o diga, falarei um pouco mais sobre isso na primeira etapa.







     
Eu não tinha previsto fazer essa viagem para percorrer esse caminho nesse ano, o que me levou a fazer esse caminho foi uma amiga que veio me visitar e conversando ela me falou que queria fazer esse caminho porque ela estava numa clínica para parar de beber e ela não estava conseguindo então ele decidiu de fazer essa viagem para ver se algo mudava dentro dela. e como ela sabia que eu já tinha caminhado uma boa parte do caminho ela queria algumas informações, conversamos bastante dei várias dicas para ela, sabendo que os primeiros dias de caminhada são muito difíceis eu decidi de caminhar uma semana com ela, sabendo que seria muito complicado para mim, porque eu estou com uma preparação física muito boa. Decidimos de pegar o ônibus  no dia 22 de agosto à Lausanne para Bayonne na França e depois pegar um outro ônibus até a Saint-Jean-Pied-de-Port .
Num dia antes no dia 21 de agosto na parte da tarde eu ligo para essa amiga para ver se ela já tinha preparado a mochila para a viagem, ela responde o telefone completamente embriagada, isso acabou com o meu dia, como pode uma pessoa decidir de caminhar 800km a pé para parar de beber e um dia antes toma o maior porre, antes mesmo de começar a caminhar com essa amiga eu já tinha me arrependido de partir com ela.

Etapa: Saint-Jean-pied-de port à Roncesvalles :




Dia 23 de agosto chegamos na estação de ônibus as 7:40 da manhã, fomos a informação turística do peregrino para procurar a credencial do peregrino, para obter o certificado Compostela o peregrino tem que percorrer pelo menos 100km a pé e carimbar a mesma pelo menos duas vezes ao dia ao longo do caminho de Santiago.
Nós tínhamos conversado antes da planificação de quantos km íamos caminhar por dia, eu tinha proposto a essa amiga de chegar em Saint-Jean-Pied-de-Port de procurar um hôtel, de descasar um dia antes de caminhar porque nós passamos mais de 18 horas dentro de um ônibus nada confortável e seria muito difícil de fazer 25km num estado de fatiga, mas ela não queria perder tempo e nem dinheiro. Eu esqueci de falar para vocês ela comprou uma tenda e queria dormir nessa tenda para economizar dinheiro, eu disse a ela que eu não dormiria com ela nessa tenda, porque o caminho já é cansativo  exige muito esforço e perseverança e se você não tiver pelo menos um pouco de conforto a pessoa não aguenta muito tempo.


O dia não seria  muito fácil para mim, nós paramos numa padaria para tomar o café da manhã, saímos de Saint-Jean as 08:45, dentro de mim eu já estava me preparando para ter muita paciência, essa amiga caminhava muito devagar e eu tentava motivar-la para caminhar um pouco mais rápido, eu não queria que ela caminhava ao meu ritmo mas pelo menos no ritmo de uma pessoa normal uns 3 a 4km por hora, ela me disse que eu a estava admoestando, e que ela ia caminhar no seu ritmo, eu a deixei para trás caminhei para espairecer a minha cabeça, se eu não fizesse isso acabaria brigando com essa amiga e eu não queria isso, chegamos a Orisson  as 13:00 foram 4h55m. para percorrer 7,6km. Paramos para comer, como tinha o refúgio de Orisson eu perguntei se tinha duas camas livres para passar a noite mas tudo estava reservado. Resolvemos continuar o caminho até ao auberge Borda mas tudo reservado também, então a única solução era ir até Roncesvalles que faltavam ainda 11,6km aonde a minha amiga tinha reservado um hotel para passar a noite, mas na condição que nós caminhávamos não chegaríamos nunca.Eu tinha absoluta certeza disso, que dia cheio de desânimo e desapontamento. Resultado paramos  de caminhar as 18:45, foram 10h para caminhar 15,21km. paramos quase no topo da montanha sem comida um pouco de água, eu estava irritadiço, ficamos um momento sem conversar. Ainda bem que ela tinha uma tenda, começamos a montá-la para passar a noite e que noite, impossível de dormir numa tenda sem nenhum conforto e ainda na madrugada parecia que iríamos ser levados por um vento violento, eu não via a hora do amanhecer. Por hoje é tudo.
























Dias melhores… Fico pensando em dias melhores!


Abraços.














Comentários

  1. Caramba, você deve ser uma pessoa muito melhor que eu. Eu nunca cairia em uma situação dessas, de surpresa e tentando ajudar uma pessoa que não se ajuda.
    Muito legal o caminho, que com certeza já é difícil para quem se preparou, imagina para quem vai tentar a sorte. Será que eu sou muito egoísta e é isso que amigos fazem? Não sei, eu consideraria um esforço hercúleo.
    Só posso te desejar sucesso carregando essa cruz. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Caminhoparaotopo1.blogspot.com17 de outubro de 2023 às 05:26

    Oi Mendigo Investidor! As vezes pensamos em fazer o bem a nossa volta, mas não temos o reconhecimento da pessoa, faz parte da vida, eu já ajudei tantas pessoas, conhecidas, desconhecidas e até família que paga as vezes com ingratidão, mas nem por isso eu deixo de tentar ajudar, eu acho que faz parte da minha personalidade. O caminho não é fácil , mas com um preparo físico antes de começar é recomendável, mas eu acredito que muitos vão pela fé, mas é o corpo que faz as regras, eu posso te falar que a parte do corpo que mais sofre são os pés, mesmo eu que caminho praticamente todos os dias eu também sofri com muitas bolhas. Amigos ajudam mas tudo tem o seu limite, a cruz eu a deixei no segundo dia. Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FECHAMENTO 2023! VALORIZAÇÃO DE 24,84% R$514.457,17.

RENDA PASSIVA JULHO 2023 R$17.777,99!

FECHAMENTO MAIO 2023 VALORIZAçÃO 4,20% R$88.606,24