23,93%(R$305.716,73) valorização 2020.

                           OLÁ PESSOAL !



Chegamos ao fim de mais um ano, esse é um momento para fazermos o bilan 1  da nossa vida, ver aonde estamos e para onde vamos, ver o que deu certo e o que deu errado, eu fiz o meu bilan desde quando eu tive que sair da minha zona de conforto em busca de um futuro melhor, para alcançar aquilo que eu tenho hoje, eu tive que sair do meu lugar natural que era o Brasil aonde eu tinha a minha família e os meus amigos em busca daquilo que eu tanto desejava, para isso eu tive que enfrentar várias provações e privações na minha vida, nós temos o privilégio de poder decidir como vamos viver, eu fiz das tripas o coração para encontrar o meu lugar nesse mundo para ser feliz e você já encontrou o seu lugar, aquele que é só seu e de ninguém mais.



 Quando eu cheguei aqui na Suíça, eu pensei que quando eu iria alcançar aquilo que eu tanto desejava eu voltaria para o meu lugar natural, orgulhoso de ter conquistado o meu objetivo, mas eu não esperava que aqui seria a minha prison dorée1  tem várias vantagens e também os constrangimentos, eu não tentei qualquer resistência para sair dela porque aqui é um lugar maravilhoso para viver, tudo é bonito e você tem oportunidades, basta você querer e lutar que você conseguirá alcançar todos os seus objetivos, hoje eu sou uma parte integrante dessa prisão, o meu maior investimento da minha vida é ter me naturalizado cidadão suíço, de onde eu vim me faz falta mas quando eu penso em todas as coisas que não funcionam e todos os jeitos para contornar as leis, e todas as falcatruas, corrupção  e a violência eu digo para mim mesmo, uma prisão como essa aqui, eu prefiro ser prisioneiro.( Eu amo o meu Brasil mas para viver com medo não dá.)
 Eu não me arrependo de ter saído de onde eu saí, tudo o que eu conquistei na vida foi devido a minha vinda nessa prisão de ouro, e o meu objetivo na vida é ter uma vida com segurança, próspera e ser feliz, e se temos algo em comum a finalidade é a felicidade.
-Bilan : palavra francesa que quer dizer resultado global de uma operação.
-Prison dorée: um síndrome que comporta as  vantagens e constrangimentos.
 Peço desculpar de ter saído do contexto de investimentos mas isso também faz parte do crescimento pessoal e isso pode ser aplicado de formas variadas na vida.
Sem delongas vamos ao bilan financeiro:  

                           COMPRAS:

300   BEEF3
1000 NEOE3
300   AMBP3
400   IGTA3
1000 PSSA3
1000 BMGB3
1000 AERI3
1500 GFSA3
17      ABCB4
13      ABCB4 SUBSCRIÇÃO
100    DEVA11
150    VGIP11
70      VRTA11
47      ALZR11
60      RBED11
53      IRDM11
43      XPLG11 SUBSCRIÇÃO
197    IRDM11  SUBSCRIÇÃO
33      TGAR11  SUBSCRIÇÃO
40      WFC
35      PFE
15      ADS

                                 VENDAS:

1100 VALE3
600   PRIO3
300   PETR4
200   GFSA3
200   LEVE3
1000 AERI3
1416 MXRF11
90     GGRC11

Eu tive que vender várias ações que podem valorizar mais ainda, mas eu não tinha escolha, para participar de todas as subscrições eu tive que vendê-las, pessoal não façam o que eu faço, eu sou um gestor ativo do meu portfólio e me sinto confortável com todo esse movimento, talvez isso não seja o seu caso, eu estou tentando ter ganho de capital mas isso não quer dizer que eu estou na boa direção, o meu único intuito no blog  é motivar vocês a investirem, mas cada um tem a sua estratégia e a minha estratégia pode estar completamente errada então estude e faça a sua própria estratégia.

  A minha carteira global de ativos está distribuída da seguinte maneira:


A minha carteira global teve uma valorização de 6,19%(R$92.323,71) no mês de dezembro, no ano de 2020 de 23,93%(R$305.716,73). Eu digo a vocês que vale a pena ter uma carteira diversificada em moeda forte.

 Repartição do portfólio :


 Gráfico da carteira global:

Uau! O ano de 2021 promete, eu alcancei a marca de R$1.500.000,00, incrível eu não esperava chegar nesse montante agora, e como eu não canso de falar para vocês isso foi com muito esforço, frugalidade e disciplina, tudo na vida você tem que ter disciplina, foco e determinação.

 Valorização da carteira internacional em franco suíço e em reais:


A carteira internacional teve uma valorização de 6,68%(CHF6.030,29) no mês de dezembro, no ano de 2020 de 58,44%(CHF35.532,68) devido aos aportes constantes de cada mês, se vocês olharem lá no post aportes 2020, eu aportei na carteira internacional CHF30.000,00 em 2020.
A valorização total da carteira é de 12,08%(CHF11.698,63) cambiado em reais (R$68.062,63).

 Distribuição dos reits e stocks:


 Distribuição carteira Graham:


Está é uma estratégia de investimento criada por Benjamin Graham, vocês podem encontrar essa estratégia no livro dele: O investidor inteligente. Eu assinei essa nova carteira que visa a selecionar empresas lucrativas e que estão super descontadas pelo resultado que elas entregam. Essa carteira é composta por 10 ações que estão  mais desvalorizadas em relação ao preço justo, cada ação terá um peso de 10% e ela é modificada uma vez por mês. Para o mês de janeiro de 2021 teve apenas uma mudança saiu a JEF e a nova que entrou e a KIM, por enquanto eu não fiz a mudança, porque eu não tive tempo de olhar o mercado ontem. O valor investido em dólares é de $8.980,37 em franco suíço é de CHF8.226,37 ela fechou o mês de dezembro com uma valorização de 1,08%($96,60) dólares é uma desvalorização de -0,80%(CHF-66,03) franco suíço. 

A valorização total da carteira em dólares e em franco suíço:



 Evolução da carteira internacional:







          Distribuição das ações brasileiras:

A minha carteira reavaliada para 2021.





                         Distribuição dos fiis:


Eu fiz algumas modificações na porcentagem dos fiis da minha carteira, eu não estava confortável com a proporção muito alta dos fiis MXRF11 e do GGRC11 e aportei nos outros que estavam mais para 
atrás.


        Valorização da carteira das ações e fiis:


A carteira de ações e fiis teve uma valorização de 9,30%(R$86.084,23) no mês de dezembro, o índice Ibovespa teve uma valorização de 9,30%(108.893,32/119.017,24), só  a carteira de ações no mês de dezembro teve uma pequena valorização 1,53%(R$8.765,77) e a carteira dos fiis teve uma valorização de 19,04%(R$68.984,92) e o IFIX teve uma valorização  de 2,18%(2.809/2.870,15) pontos.
No ano de 2020 a carteira ficou positiva 0,11%(R$1.098,33)  (R$1.010.307,00/R$1.011.405,33) o Ibovespa teve uma valorização de 2,92%(115.645/119.017,24) pontos.
A valorização total da carteira é de 37,07%(R$346.830,72).

   Evolução da carteira das ações e fiis:





Essa é a parte dos investimentos que eu mais gosto, minhas vacas leiteiras sempre me dando alegria:

 Dividendos recebidos no mês de dezembro:


Histórico mensal dos dividendos das ações:

Vocês podem perceber que as ações não tem uma regularidade nos pagamentos de dividendos mensais,  por isso eu tenho os fundos imobiliários que me pagam rendimentos mensalmente, isso vai ajudando na formação da famosa bola de neve.

Histórico mensal dos rendimentos dos fiis:


Eu fico feliz com este gráfico mensal dos fiis, ele é exponencial, mesmo com a pandemia no ano de 2020, e não se esqueça de reinvestir os rendimentos para ter essa curva.

Histórico dos rendimentos  recebidos no ano de 2020 das ações e fiis  em reais e cambiado em franco suíço:




Histórico dos dividendos recebidos no ano de 2020 dos reits e stocks em franco suíço e cambiado em reais:



Histórico anual dos dividendos recebidos e a média mensal:



Gráfico dos rendimentos em geral:


Rendimentos mensais no ano de 2020 em reais e em franco suíço :



Chegamos ao fim de mais um mês e do ano de 2020, continuo a minha caminhada rumo ao topo, não sei quanto tempo eu vou trilhar ainda, mas sigo firme na minha estratégia dando passo a passo, espero estar fazendo as escolhas certas para alcançar os meus objetivos, só o tempo me dirá se eu fiz a coisa certa, mas a vida é assim vivendo e aprendendo e as vezes aprendemos mais com os erros que com os acertos.

Como diria Nelson Mandela:

Eu nunca perco ou seja eu ganho ou eu aprendo.


DESEJO A TODOS BOAS FESTAS DE FINAL DE ANO, QUE ESSE ANO NOVO SEJA UM ANO ABENÇOADO E PRÓSPERO PARA TODOS NÓS,

E nao se esqueçam rumo ao topo, bons investimentos! Abraços.












                              



      

                          


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RENDA PASSIVA MAIO 2023 R$13.504,02

FECHAMENTO 2023! VALORIZAÇÃO DE 24,84% R$514.457,17.

RENDA PASSIVA JULHO 2023 R$17.777,99!